martes, 17 de xaneiro de 2017

Gêmeo terrível da Terra

Vénus é um planeta envolvido nun eterno e poderoso furacão. A sua atmosfera circula 60 vezes mais depressa do que o seu globo sólido, quando na Terra tudo parece andar sincronizado. 

Apesar dos relâmpagos e trovões e de outras semelhanças entre Vénus e a Terra (como por exemplo o tamanho: Vénus tem o 80% do tamanho da Terra), os dois planetas são muito diferentes. Vénus tem uma atmosfera densa, infernal, com uma temperatura média à superfície de 450ºC e uma pressão equivalente à pressão existente nos oceanos da Terra à profundidade de um quilómetro.

Como se isso não fosse suficiente, o planeta está envovido em nuvens espessas de ácido sulfúrico. Por outro lado, Vénus gira no sentido inverso da rotação da Terra, e a uma velocidade extremamente lenta: Um dia em Vénus dura 243 dias terrestres, sendo assim o dia mais longo do que o ano venusiano, que dura apenas 224 dias.

A estas diferenças vão agora sendo somados outros fenómenos que não existem na Terra, como nuvens em forma de Y deitado, complexos remoinhos ou ondas gigantes que permanecem imóveis na sua atmosfera.

Artigo de A. Cunha Freitas em Publico.pt [16.01.2017]

Ningún comentario:

Publicar un comentario

A música calada, a soedade sonora